Fibras você tem consumido?

As fibras são importantíssimas para a alimentação pois ajudam a formar o bolo fecal, aumentando o volume e o peso das fezes, fazendo assim com que os resíduos alimentares sejam eliminados de forma eficiente sem prejudicar o funcionamento intestinal. Por isso são consideradas como alimento funcional, pois ajudam a melhorar e prevenir doenças.  Elas podem ser classificadas como fibras solúveis e fibras insolúveis. 


As fibras solúveis formam um gel na presença de água. As principais são pectina, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. Fontes de fibra solúvel: cereais (aveia, cevada, milho), frutas (banana, maçã, abacate), leguminosas (feijões, ervilhas), legumes (couve-flor, abobrinha, cenoura), sementes oleaginosas (linhaça, chia, coco, amêndoas, castanhas, nozes). Esse tipo de fibra: aumenta a saciedade, controlando o apetite; contribui para a manutenção da microbiota intestial; controla a glicose sanguínea, pois retardam a absorção de carboidratos; diminui os níveis de colesterol entre outros.


As fibras insolúveis não são solúveis em água. As principais são celulose, hemicelulose e lignina. Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor) , verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.  Esse tipo de fibra: absorvem água se misturando aos alimentos no intestino grosso e aumentando o bolo fecal; agem como um laxante natural estimulando o funcionamento intestinal; previnem doenças como hemorroidas, prisão de ventre, diverticulite e câncer de cólon.


Os sintomas de deficiência de fibra são a formação de gases, inchaço, dores abdominais, constipação, dor de cabeça, mal-estar e alteração do humor.  Se os detritos alimentares ficarem muito tempo parados e em contato com a parede do intestino pode haver inflamação, diminuição da imunidade, infecções e até câncer.

Olá, sou a Luanna Caramalac Munaro

Queridos pacientes, desejo que Deus abençoe a minha vida profissional fazendo com que eu transmita com minhas prescrições não só o alimento físico, mas também o espiritual, abençoando imensamente a vida de vocês.

 

Contem sempre comigo!